quarta-feira, 28 de setembro de 2011

JOGOS CANTADOS Primeira Infância ao Pré III

            
     Brincando com plásticos coloridos transformando objetos, dando-lhes novas utilidades e novos significados.


                                                                Prontos para a festa!!!


    
     A turminha do Maternal está atenta para brincar de esconder e achar com diversos lenços coloridos.


                          
                             O trenzinho subiu a serra com a turma do jardim, tic,tac, tic, tac....



Aprender a subir escadas é um desafio que as crianças do Berçario I estão tentando realizar.


 
     Uma bela história "A FESTA NA FLORESTA" foi contadada com a participação das crianças, apitos plásticos, cones e movimentos foram utilizados para dar sonoridade.


    
     Tampinhas e palitos deram forma a um brinquedo, o Pião! sendo que a turma do Pré II está se divertindo e tentando fazê-lo rodar...


                       
                     Explorando e manipulando o Bilboquê, muitas tentativas  em acertar a bolinha dentro com as crianças do Pré II.

    
     Os conhecimentos científicos demonstram que os primeiros anos da vida do bebê são muito importantes para o futuro desenvolvimento de suas emoções, da inteligência e da capacidade motora.


     Um cordão com objetos foi colocado na salinha do Berçário I para proporcionar movimentos, cores e sensações estimulando os bebês.













     As Turmas do Pré I se divertiram brincando com muito faz-de-conta dentro das cabanas.







     Estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem de um modo muito diferenciado, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar.
 


      Exploração com macarrão colorido. Pegar o Macarrão exigiu movimento, tão importante nessa fase do desenvolvimento.





















 
                 Nas atividades de empilhar trabalhamos a coordenação visual, motora e noção espacial.













 





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aprendendo e Divertindo-se com a bicharada


                         PROJETO: APRENDENDO E DIVERTINDO-SE COM A BICHARADA

          Toda criança gosta de animais. Os animais em geral, sejam eles das profundezas do mar, ou que vivem nos desertos, nos jardins, aqueles que viveram na pré- historia, que vivem na fazenda ou mesmo aqueles que moram dentro de casa, provocam bastante interesse e curiosidade nas crianças. São muitas as questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades deaprendizagens  e de ampliação da compreensao que a criança tem sobre o mundo natural e social. A construção desse conhecimento tambem é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde. 


MATERNAL

     As crianças da Turma Maternal Professora Eliane Matutino foram fazer uma visita ao Museu Frei Miguel para  observar os insetos.



                                Admiração e espanto ao ver bem de pertinho os insetos!!!





                                                      Nossa que medo desses bichos!!!



                                      Aproveitando o sol da manhã com muitos movimentos....




TURMA DO JARDIM VESPERTINO EM  PASSEIO DE ESTUDO NO CENTRO DE EVENTOS SÃO JOÃO BATISTA




“Aprendendo e divertindo-se com a Bicharada” foi o projeto que proporcionou à turma do Jardim um contato com vários animais de maneira lúdica e divertida possibilitando explorar as características de cada animal, como habitat, locomoção, alimentação, tamanho, características físicas, etc. Podendo assim estabelecer associações entre os animais estudados e compreender a ligação que une todos os seres vivos dentro do eco sistema.





 Quando chegou a primavera tudo é festa na natureza. Nesta aula, as crianças puderam observar várias espécies de animais que vivem nos jardins. Besouros, borboletas, formigas, centopeias... todos lindos e coloridos, alguns estranhos, mas foi muito divertido ver de pertinho estes pequenos animais. A criançada estava super empolgada e curiosa.



Olha que legal! Todos queriam ver de pertinho as borboletas grandes e pequenas e os besouros. Também aprenderam mais uma curiosidade do mundo animal... Os insetos são invertebrados.







      Ao confeccionar junto com seus pais o bicho do jardim de sua escolha as crianças puderam conhecer mais sobre o mesmo e trabalhar junto com a família, o que para a aprendizagem da criança é muito importante.




                                  




Também junto com todas as atividades desenvolvidas fizemos um jardim usando a técnica do sopro com canudinho. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano.



     O ESTUDO SOBRE OS DINOSSAUROS PROPORCIONOU AS CRIANÇAS UMA INCRÍVEL VIAGEM PELO MUNDO ANIMAL, MUITA APRENDIZAGEM E DIVERSÃO.
 

                                                                        JARDIM







     Com muita alegria as crianças mostraram e explicaram o dinossauro que         confeccionaram em casa com a ajuda dos seus pais.




TURMA PRÉ I

 O estudo sobre o Dinossauro feito pelo Pré I   proporcionou várias descobertas. O aluno Gabriel Bender Machado trouxe para a sala para realizar uma experiência um ovo de dinossauro que após alguns dias descacou e provocou a curiosidade  de todos. vejam como ficou!







As turmas do Jardim observando o peixe na água. Analisando como ele se locomove e respira.



Agora foi a hora de sentir a textura das escamas do peixe. Todos estavam entusiasmados para passar a mão no bichinho. Olha que interessante, descobriram as nadadeiras do peixe!


 Que fofo! O coelho veio visitar as crianças do Jardim. Todos puderam passar a mão em seus pelos e observa-lo comendo e saltitando pela sala. Diferente do peixe, aprenderam que o coelho é um animal mamífero.



Dona Galinha Ruiva veio até nossa sala. Todos viram seu corpo coberto de penas e aprenderam que a galinha é um animal ovíparo. Depois fizemos uma deliciosa omelete.


  TURMAS PRÉ II VESPERTINO PROFESSORAS CLAIR, SILVANA E LUCIANA REALIZANDO UM PASSEIO DE ESTUDOS NO CENTRO DE EVENTO SÃO JOÃO BATISTA












TURMA DO PRÉ II



A partir do estudo sobre o cachorro as crianças desta turma identificaram que este é o animal preferido de estimação, então a mãe do Afonso foi convidada para ajudar a confeccionar o mesmo fazendo escultura de balão.


As crianças ajudaram a Professora Silvana . Também os mesmos tiveram oportunidade para expor o que sabiam sobre este animal uma forma de promover aprendizagem sobre os seres vivos.



PASSEIO DE ESTUDO COM A TURMA DO JARDIM




Uma forma de promover a interação e o contado da criança com o meio foi através de passeios de estudos onde o animal escolhido a ser estudado foi o cavalo.








                    A turminha do Maternal também estudou sobre o cavalo e no campo se divertiu muito com os cavalinhos confeccionados pelas professoras de material reciclável!




                 
                                  








TURMAS PRÉ I


As crianças das turmas do Pré I  realizaram um passeio de estudo no sitio do Senhor Valdomiro Erich na linha Leãozinho em Luzerna para conhecer um chiqueiro. Este passeio contribuiu para que as crianças pudessem estar em contato com o habitat, a alimentação, reprodução dos mesmos  e cuidados necessários a sua criação.














TURMAS DO MATERNAL


Olha só quem veio visitar a turminha do Maternal! e ainda troxe uma surpresa! o papai da Julia Otto.



                                      Muitas descobertas  acerca do animal estudado A GALINHA.



                                      A curiosidade é uma característica natural  das crianças .   


As vivências concretas possibilitaram as crianças conhecimento e informação.


DEGUSTANDO O BOLO DE FUBÁ


Além de ser nutritivo o bolo foi saboreado pelas  crianças que realizarm estudos acerca da Literatura a Galinha Ruiva



RECEITA DO BOLO DE FUBÁ

Ingredientes:
03 ovos
02 xícaras de açúcar
02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de farinha de milho
01 xícara de azeite
01 xícara de leite quente
01 colher de sopa de royal

Para cobertura; acrescentar 03 colheres de chocolate em pó e deixar cozinhar.

Modo de Fazer:
Misturar  todos os ingredientes no liquidificador e colocar para assar, após saborear.