quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aprendendo sobre a Alimentação através da Literatura João e Maria


     Com o Projeto João e Maria Eu e Você as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar novas aprendizagens. Este tema abrangem a identidade de cada um, a constituição familiar, diferenças sociais e a alimentação. Sendo assim, buscou-se explorar  conceitos, atividades e experimentos que levassem a criança a perceber a importância de se deliciar através das frutas  e adquirir hábitos saudáveis dentro do contexto infantil descobrindo que a casinha de doce pode ser substituida pela casa de frutas. Além disso, a  alimentação  na  escola é oferecida de forma a seguir um cardápio,  sendo que as crianças do Espaço Primeira Infância recebem café, sucos, almoço lanches variados com frutas e até o mama para o Berçário e as crianças que fazem parte da Educação Infantil também recebem no lanche uma alimentação saudavel.  Os alimentos são preparados com muito sabor e os pratos são coloridos com variedades em seu valor nutricional. O preparo desses alimentos exige muita higiene, orientação e acima de tudo  amor e cuidado pelas cozinheiras  e servido pelos  professores que incentivam  e estimulam as crianças para que se alimentem bem no momento das refeições.



























                          

Criança bem alimentada é criança saudável, com energia para exercitar-se, disposição para estudar e melhor atenção e a concentração, o que favorece o aprendizado.

 

 

                            Momentos ricos e cheios de experiências!


 


            A turminha do Jardim da Professora Silvana trouxe de casa a sua fruta preferida!


              As crianças verificaram  formas,  cheiro,  sabor,  cor, tamanho e textura.








            As duas turmas do Jardim matutino das professoras Sheila e Silvana fizeram a releitura da cesta das frutas preferidas com tinta guache.














       O JARDIM  da professora Sheila matutino observaram várias frutas: sua forma, cor, textura, peso.






 
       Também fizeram uma brincadeira com os olhos vendados onde os alunos utilizaram os sentidos do olfato, tato, paladar para descobrir qual era a fruta.












                      Cada um escolheu uma fruta para observar a diferença entre elas.






      Colocamos uma melancia e um abacaxi e os alunos foram pontuando as diferenças entre os dois:
                    O mais áspero é o abacaxi, a melancia tem a casca bem  lisa e também é grande disse a Eloise. O abacaxi é mais leve!











      Após cada aluno escolheu uma fruta e fez a sua reeleitura da mesma com massinha de modelar.













              Depois no refeitório experimentaram o morango e Hum!!! Que delícia!
              As merendeiras Ana e |Rose fizeram suco de abacaxi com menta.











PRÉ I PROFESSORAS SHEILA E SOLANGE




As professoras Sheila e Solange trouxeram para a sala várias frutas e com as duas turmas no tapete exploramos: quantidade, volume, olfato, paladar, cores, números, forma, tato, visão, e situações problemas.










    
        A Ana Sofia, o Michel e a Ana Laura pegaram 1 figo cada um, juntaram e contaram 3 figos.

                                    


O Jailson tentou levantar a melancia e não conseguiu.





             Então, o Pedro disse:
                       _ Eu consigo! Ele levantou a melancia e todos bateram palmas para ele.





A Isabela falou que conseguia erguer também. Ela conseguiu e todos aplaudiram.





                    Descobrimos que a melancia era a mais pesadas das frutas.


                    A Sarah e o Gustavo pegaram um mamão observaram a forma, sentiram o peso e o seu cheiro.




                 O Matheus e a Keila pegaram uma manga cada um, contaram, juntaram sentiram o cheiro, textura e todos os colegas concordaram que 1 + 1= 2 e mostraram nos dedos.
             





            


 
SANDUÍCHE COLORIDO COM AS TURMAS DO PRÉ II




Iniciamos as atividades contando a história “ O SANDUÍCHE DE DONA MARICOTA”  após a história a crianças montaram com ajuda das professoras  o seu sanduíche natural. QUE DELÍCIA!!!




       Trabalhando com o tema JOÃO E MARIA EU E VOCÊ as professoras do Pré II Clair, Katia e Silvana juntamente com as auxiliares Angélica , Mônica e Márcia enfatizaram a importância de comermos alimentos saudáveis, deixando os doces e “ porcarias” um pouco de lado.



A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde desempenha o papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.














Após cada criança pesquisou gravuras de alimentos saudáveis e colou-as em um prato montando assim o seu prato saudável.











                Aproveitando  a historia “ O LIVRO DOS ALIMENTOS” trabalhamos com as crianças a importância de comermos frutas e verduras todos os dias.

                Cada criança trouxe de casa a sua fruta preferida. No tapete exploramos os diferentes tamanhos , o cheiro , a textura de cada fruta, contamos, juntamos, separamos. Em seguido colocamos as frutas em um prato onde as crianças com tinta e uma folha A3 fizeram a representação.









        Em seguida nos deliciamos com as frutas. Cada criança teve a oportunidade de provar todas as variedades de frutas trazidas.
















        Unindo artes e matemática as crianças juntamente com as professoras confeccionaram um gráfico com as  suas frutas preferidas  para expor na escola.











           Pensando na importância de uma alimentação saudável as professoras exploraram a PIRÂMIDE  ALIMENTAR, onde as crianças aprenderam a classificar os alimentos e junto com os seus pais elaboraram um cardápio saudável.






Experimentação e degustação da cenoura  cozida com a turma do Berçário I











 PRÉ III PROFESSORA ELIANE E NÁDIA

          NO PROJETO JOÃO E MARIA EU E VOCÊ, O PRÉ III REALIZOU ATIVIDADES RELACIONADAS A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL E A IMPORTANCIA DE INCLUIR AS FRUTAS NO CARDÁPIO DIÁRIO.
        AS CRIANÇAS TROUXERAM FRUTAS DIVERSAS E NA SALA FIZERAM A SEPARAÇÃO POR TIPO DE FRUTA. EM SEGUIDA CLASSIFICARAM AS FRUTAS POR COR, TEXTURAS, QUANTIDADE POR TIPO OBSERVANDO QUAL ERA MAIOR E MENOR, ONDE HAVIA MAIOR E MENOR QUANTIDADE DE FRUTAS.







       AJUDARAM A PICAR AS FRUTAS  E FIZERAM UMA DELICIOSA SALADA DE FRUTAS A QUAL FOI DEGUSTADA EM SEGUIDA.

























           DEPOIS DE TUDO FEITO, AS CRIANÇAS FORAM PARA A SALA FAZER O REGISTRO EM SEU CADERNO DOS INGREDIENTES DA DELICIOSA SALADA DE FRUTAS.














                    TAMBÉM REALIZARAM ATIVIDADES DE CONTAGEM MATEMÁTICA COM “CONFETES” AGRUPANDO POR COR, POR GRUPOS DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA OBSERVANDO QUANTAS UNIDADES POR GRUPO, QUANTOS GRUPOS COM IGUAIS UNIDADES.







                 APRESENTAÇÃO DA MÚSICA “QUEM QUER PÃO” HORA CIVICA.






         
   .