quinta-feira, 1 de novembro de 2012

LEILÃO DE JARDIM




 


  
         O clima está começando a esquentar. Está chegando a estação das flores, a primavera. E com ela a magia da renovação, o encanto das flores, o contraste  do colorido com o verde. Nesta época nada mais indicado, do que estimular as crianças a buscar no jardim e no quintal inspiraçao de questionamentos e pesquisa.
         Estimulando este pensamento investigativo, a escola está colocando a criança em contato com o conhecimento científico, através de atividades envolventes, induzindo a criança a realizar perguntas e elaborar hipóteses, onde o professor sera o mediador do processo.
         Leilão de Jardim é a poesia de Cecília Meireles que inspirou este tema , por trabalhar  num contexto que faz um leilão de coisas que não tem preço, assim como o aprendizado e alegria da criança também não tem preço.   



                       PRÉ III  - PROFESSORA ELIANE







Depois de conhecer o poema LEILÃO DE JARDIM de Cecília Meireles, inspiração de nosso atual projeto e declamá-lo, as crianças do Pré III realizaram um belo desenho sobre o poema com a utilização de giz de cera em lixa de fogão. Que lindo trabalho!!!!







                                    


As crianças iniciaram o Projeto assistindo ao flime: VIDA DE INSETO e a partir do filme conheceram um pouco mais sobre a vida das formigas, como trabalham, quanto tempo vivem entre outras curiosidades.

O colega Rafael trouxe uma pasta com informações sobre os vários tipos de formigas e explicou para os colegas.




Também modelaram a formiga e as letrinhas que compõem a palavra.





Na seqüência, conhecemos um pouco mais sobre a vida das borboletas, desde o nascimento da lagarta até a transformação em borboleta. Conhecemos o Poema de Vinicius de Moraes: AS BORBOLETAS e em seguida confeccionamos lindas borboletas em dobradura.












Conhecemos também a história: A CENTOPEINHA E SEUS SAPATINHOS , já que a centopéia também vive no jardim,  na terra, utilizamos a argila modelamos e pintamos a centopéia. Que meleca essa argila!!!! Que delícia meter a mão na massa...


















              PRÉ I II III - PROFESSORES: NÁDIA E VANDERLEI 
 
                                          MATUTINO
 
 
                  PASSEIO DE ESTUDO SOBRE AS ABELHAS












 























                   PRÉ I - PROFESSORA SOLANGE E GENI



Estamos trabalhando com o Projeto LEILÃO DE JARDIM" e neste contexto exploramos a abelha, onde os alunos demonstraram seus conhecimentos prévios sobre ela e então fizemos um relatório coletivo.
Exploramos a palavra ABELHA e ouvimos a história da "ABELHA OCUPADA", desenhamos uma abelha bem grande, pintamos e colamos papéis picados pelos próprios alunos.

































               ESPAÇO PARA PRIMEIRA INFÂNCIA




                          MATERNAL - PROFESSORA ROSANGELA



      Chegou a primavera estação das flores. E com ela a magia da renovação, o encanto das flores, dos animais e o contraste do colorido com o verde. O maternal está desenvolvendo várias atividades entre elas:
         Caça aos animais de jardim, onde as próprias crianças ajudaram a capturar diversos bichinhos como: Tatu bola, lesma, caracol, formigas e outros, após serem observados foram soltos.












Trabalhamos a metamorfose da borboleta, bem como a confecção      de uma borboleta com garrafa pet, papel crepom picado e EVA , onde exploramos as cores, coordenação motora.



















    Construímos uma árvore coletiva com diversos materiais, um deles foi a casca da própria árvore. Junto da árvore foi criado um jardim com vários bichinhos de jardim que encontramos.
    





























    Trabalhamos com a letra da Música: Sapo Cururu, e outras, onde    também confeccionamos um sapo utilizando materiais que as crianças pudessem manuseá-los, tinta guache e papel crepom.






















 
 
 
                              MATERNAL MATUTINO
 
              PROFESSORAS ELISANGELA E ÉDINA
                                         

         A turma do Maternal realizou várias atividades referente ao tema contextualizado: LEILÃO DE JARDIM.


        Nesta atividade as crianças ouviram e cantaram a música: Uma formiguinha corta folha e carrega.... 
Em seguida as crianças do Maternal representaram o trabalho incansável das formigas... carregando folhas enormes, andando em filas perfeitas.






 




 
 
 
 
 
 
 







         Coletamos elementos da natureza como: pedrinhas, folhas, galhos. Todos participaram e ajudaram .







      Na sala de aula coletivamente criamos, representamos um jardim e um formigueiro onde vivem as formigas.









     No pátio da escola também fomos observar um formigueiro!! Não tinha mais formigas só verificamos os túneis por onde elas passaram com as sementes, folhas para armazenar...






 


                           Construindo um formigueiro!!!






 
 
 






                 Utilizamos as lupas para observarmos os bichos de jardim, principalmente as formigas.
 






 
 
 
 


  



                                              Estudando sobre a abelha


 
 





                     CURIOSIDADES SOBRE AS ABELHAS


      * Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano.

      * Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.

      * A abelha rainha põem 3 mil ovos num único dia.



   



                   Provando o delicioso mel da abelhinha












 
                                                  JARDIM MATUTINO 

                          PROFESSORA SILVANA E SHEILA


      Ao trabalhar o  tema LEILÃO DE JARDIM  estudamos, pesquisamos sobre a vida e curiosidades dos caracóis. Descobrimos que :


É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles se alimentam de diversos tipos de plantas. As poucas espécies carnívoras alimentam-se de minhocas ou de outros caracóis e lesmas. Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo úmido, não encharcado e são difíceis de ser observados durante o dia, uma vez que grande parte de suas atividades ocorrem durante a noite...

   Então na sala de aula observamos os caracóis e todos quiseram segurar na mão, ele estava na folha, tinha duas anteninhas, se rastejava e carregava sua casinha.















       
         Após a observação do CARACOL  utilizando massinha de modelar desenvolveram suas habilidades e  cada criança conseguiu modelar do seu jeito um caracol.