O MOVIMENTO PARA AS CRIANÇAS É UMA ÓTIMA MANEIRA DE TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, DA CONFIANÇA E FORMA DE EXPRESSÃO.
PARA A CRIANÇA MOVER-SE É MUITO MAIS DO QUE MEXER O CORPO OU SE DESLOCAR. É UMA FORMA DE SE COMUNICAR. E A AQUISIÇÃO DE NOVAS HABILIDADES PERMITE QUE ELA ATUE DE FORMA CADA VEZ MAIS INDEPENDENTE DO MUNDO. ESSA AUTONOMIA SÓ É CONSEGUIDA COM A CONFIANÇA EM SI MESMA E NO AMBIENTE. POR ISSO, É FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA OFEREÇA POSSIBILIDADES DE AUTOCONHECIMETO E UM ESPAÇO SEGURO E ESTIMULANTE.
JARDIM
AS CRIANÇAS ADORAM AS ATIVIDADES COM MÚSICA E MOVIMENTO, DE FORMA LÚDICA.
Na atividade TRAVESSIA DA FLORESTA as crianças tentam cruzar a floresta fugindo dos animais!!
Objetivo: deslocar-se livremente em equilíbrio.
Sobre o tema: UNI-DUNI-TÊ, O ESCOLHIDO FOI VOCÊ, trabalhamos a música: " O Pião ".
Em círculo uma criança fica no centro com um chapéu. Todos cantam a música "O Pião" e movimentam a roda. O Pião faz a mímica correspondente à letra. No último verso, entrega o chapéu ao colega que deve substituí-lo.
O PIÃO ENTROU NA RODA, Ó PIÃO!
RODA, PIÃO! BAMBEIA, Ó PIÃO!...
BRINCANDO DE PULAR AMARELINHA
DANÇA COM O CACHORRO DE PELÚCIA!!!
OBJETIVO: BUSCAR A INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
DANÇAR EM PARES, QUANDO A MÚSICA PARAR TROCAR DE PARES. TODOS ADORARAM DANÇAR COM O CACHORRO FOFINHO!!!
MATERNAL
A BRINCADEIRA " OS CHAPÉUS" TEM COMO OBJETIVOS: MELHORAR A CAPACIDADE PARA ANTECIPAR SITUAÇÕES; FAZER A CRIANÇA EXERCITAR A PECEPÇÃO VISUAL DE OBJETOS E PESSOAS...
TRABALHAMOS A MÚSICA DA DONA ARANHA E TEVE:
MUITA DIVERSÃO, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA FINA E HABILIDADES AO TENTAR FAZER A DONA ARANHA DESCER E SUBIR MANUSEANDO COM AS PONTAS DOS DEDOS OS PALITOS.
GINÁSTICA COM FAZ-DE-CONTA!! O TRABALHO CORPORAL É ACOMPANHADO COM MUITA BRINCADEIRA, SÓ ASSIM FAZ SENTIDO PARA OS PEQUENOS.
BERÇÁRIO
BRINCADEIRA: SUBIR A MONTANHA
OBJETIVOS: DESENVOLVER AS HABILIDADES MOTORAS DOS BEBÊS; AUMENTAR SEU DINAMISMO E SEGURANÇA; EXERCITAR SUA FORÇA ORGÂNICA E MUSCULAR.
COM ALGUMAS ALMOFADAS GRANDES FORMAMOS UMA ÁREA MONTANHOSA. OS OBSTÁCULOS FORAM ESCALADOS PELOS BEBÊS E COM ESTÍMULOS SUBIRAM CONTENTES.
MÚSICA : MEU PINTINHO AMARELINHO
AO TRABALHAR SOBRE O TEMA CONTEXTUALIZADO: LEILÃO DE JARDIM A TURMINHA DO BERÇÁRIO COM A PROFESSORA ELISANGELA SE DIVERTIU COM AS BEXIGAS AMARELAS.
APÓS, AS BEXIGAS FORAM DECORADAS DE ABELHAS ONDE IMITAMOS O SOM, COLOCAMOS ASAS. E ENTÃO, MONTAMOS MÓBILES PARA ENFEITAR A SALA .
BRINCADEIRAS CANTADAS TURMA JARDIM
É uma brincadeira simples . As crianças
formam uma grande roda e dão -se as mãos. Depois correm em círculo
cantando:
A galinha do vizinho.
Bota ovo amarelinho.
Bota um,
Bota dois,
Bota três,
Bota quatro,
Bota cinco,
Bota seis,
Bota sete,
Bota oito,
Bota nove,
Bota dez!
A velocidade e ritmo aumentam fazendo a criançada cair se tornando um momento de alegria.
TURMA MATERNAL
Brinquedos como motocas, carrinhos e skaites proporcionaram momentos agradáveis as crianças.
Teve como objetivo desenvolver capacidades motrizes
As crianças brincararam na pista delimitando a partida e a chegada onde vários obstáculos foram ultrapassados
Com estas brincadeiras as crianças desenvolvem a função simbólica do brinquedo utilizado.
BRINCANDO DE SER SOLDADO MATERNAL E JARDIM
Confeccionamos com as crianças o chapéu, após cantamos e dramatizamos a música. Para os pequenos do maternal um material diferente que chamou atenção e provocou medo.
Marcha soldado,
cabeça de papel.
Quem não marchar direito,
vai preso pro quartel.
O quartel pegou fogo,
avise o general.
Acode, acode, acode
a bandeira nacional!
Foi organizado as crianças em fileira e após foi imitado a marcha dos soldados.
TURMAS DO JARDIM
Com o Projeto Leilão de Jardim as crianças puderam realizar diferentes atividades.
Reproduziram o vôo das abelhas no jardim utilizando um trapézio.
Atividades no ginásio
Brincadeira: Macaco Simão comanda: pular num pé , bater palmas...