A ÊNFASE NAS HABILIDADES MOTORAS É UM ASPÉCTO ESPECIALMENTE RELEVANTE DO BRINCAR. DURANTE AS BRINCADEIRAS A CRIANÇA EXPLORA POSSSIBILIDADES DE GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E RITMOS CORPORAIS QUE AJUDAM A SE COMUNICAR; TREINA SUA COORDENAÇÃO MOTORA E SEU EQUILIBRIO; APERFEIÇOA GESTOS RELACIONADOS COM A PREENSÃO, O LANÇAMENTO; UTILIZA SUAS HABILIDADES MANUAIS NA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS, OBJETOS E BRINQUEDOS; DESENVOLVE A PERCEPÇÃO E A SENSIBILIDADE. ALÉM DISSO, DESENVOLVE HABILIDADES ESSENCIAIS PARA UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL E UM MELHOR APRENDIZADO.
JARDIM
Na brincadeira de manipulação utilizando pregadores de roupas, objetos diversos e coloridos a turma do Jardim desenvolveu sua habilidade de manipulação usando corretamente a força, exercitou sua capacidade de organização e a coordenação visomotora.
BERÇÁRIO
Com o objetivo de explorar os sentimentos e emoções expressadas pelas crianças, foi então confeccionado uma caixa túnel onde todos teriam que passar e observar o lugar escuro. Muitas foram as reações das crianças ao entrar.
JARDIM
No passo das emoções uma atividade onde as crianças andavam de acordo com a emoção em que as batidas rápidas, lentas... do tambor sugeriam.
Massagem para relaxar
Além de manter as crianças mais calmas, o relaxamento é um momento de união do grupo, pois trabalha parceria e companheirismo. O toque da criança em um colega é capaz de transmitir carinho e dá sensação de que ela está lá para ajudar. A massagem pode ser tão gostosa e importate para o corpo quanto brincar e correr.
TURMA PRÉ I
JOGO DO TATO
Com diversos materiais de formas variadas espalhados pela sala cada criança terá que escolher um objeto e descobrir o que é usando suas mãos observando as formas de cada um.
JOGO DOS PALITOS
Sua função é introduzir conceitos sobre contagem oral e concreta. Com dados numerados de 1 a 6 a criança terá que jogar o mesmo e tirar a quantidade de canudinhos apresentada.
Após as crianças criaram formas utilizando canudinhos. Diversos desenhos surgiram com a criatividade das crianças.
CAIXA MALUCA
Para realizar esta brincadeira utilizamos uma caixa de papelão, contendo formas circulares para então as crianças arremessarem bolas nos olhos e boca da caixa. Com esta atividade foi possível desenvolver a motricidade fina utilizando as duas mãos direita e esquerda, explorar a noção de distância e favorecer a coordenação visomotora.
TURMA PRÉ II
A Bandinha
Nesta atividade a criança desenvolve o gosto pela música, a sensibilidade e a percepção auditiva. Reconhece vários instrumentos e seus sons... Experiência realizada na Alemanha comprovaram que o fazer musical desenvolve o raciocínio lógico da criança, além de incentivar a criatividade e a improvisação e desenvolver as capacidades socio afetivas motoras e cognitiva.
Nesta brincadeira as crianças sopraram as bexigas até alcançar a linha de chegada. Com isso foi possível aprimorar o controle da boca e da respiração da criança; ensiná-la a coordenar a respiração enquanto se movimenta; exercitar a percepção visual e ensiná-la a antecipar situações.
FAZENDO DE CONTA NO TRÂNSITO
A turma do Pré I representou algumas situações motoras e de faz- de- conta com motocas sobre o trânsito na área externa da escola, foi divertido todos esperavam sua vez ao passear sobre as linhas marcadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário